"A vida é um acontecimento improvável"

Edgar Morin. sua Cabeça Bem Feita,estivemos nesta tarde quente, de muitos pensamentos complexos, para buscar uma harmonização de leitura, que teve como mediadora KESIA FRANÇA - DOUTORANDA EM SOCIOLOGIA PELA UFRN.
Desse texto tão denso e profundo de significados, onde o autor logo no o início diz: "EU SEI DE TUDO, MAS NÃO COMPREENDO NADA"
O processo de criação humana é constituído de três bases maiores: física, cultural e biológico. Não há um ser pela metade, somos 100% tudo que nos cerca.
Para que haja uma descoberta humana, precisamos relembrar das nossas necessidades, para que a filosofia? para que beber da sociologia, para o corpo? Sendo o corpo pura física, matemática, cultura? Precisamos dar mais atenção ao processo de criação, nele está contida essa complexidade de pensamento, o que queremos para nós?!

* A crítica de Morin é ética.

Na educação, é interessante contextualizar as fórmulas de aprendizagem. Traçando paralelos entre a matemática, física, química; entre o cinema, teatro, dança - essas sim dão conta do que as fórmulas não dão! Não existe informação sozinha que seja conhecimento. Trazer a condição humana para o conhecimento.
Existem médicos fumantes, por exemplo.

*Somos interdependentes, não temos todo o conhecimento.
Quando iniciamos um projeto, temos estratégias, o processo de criação vai se dando através da técnica - disciplina. Mesmo o processo de criação sendo movediço, os projetos devem ser modificáveis, por serem movediços, aos que o recebem.

*Alguém já parou para pensar na construção e desenvolvimento de um átomo?
Sim, há cientistas nesta busca, e veja que coisa mais concreta, eles descobriram: Os átomos são incertos, não há concretude em sua formação, ou seja, tudo que os compõe é incerto!
Então, minha gente, pra que tanta certeza pedida nesta vida? Claro que nos escritos de Morin, ele também traz a disciplina como caminho para o conhecimento. Não há possibilidade do concreto, a história é caótica pela incerteza de seus pontos, a vida é caótica pelos seus passos, o que tentamos fazer são ligações científicas e/ou humanísticas.

OU SEJA, MEUS IRMÃOS A VIDA É UM ACONTECIMENTO IMPROVÁVEL!

Comentários

CurAtivos