Dos meus olhos para Khrystal.




"que menina, essa mulher que
rodando a saia
o vestido

nos invade de vermelho o que é de dentro...

maremoto de delicias a 
voz
um Khrystal mais poderoso e 
que vive e brilha na existência.

invade dentro
joga pra fora 
rodopia

gritos de vida, poema em ação".


O que falar de Khrystal Saraiva e seu Trem?

Eu sou suspeito em falar qualquer coisa que diga respeito aos meus conterrâneos, e as vozes femininas então, eu simplesmente sou apaixonado! Para mim, que sou tão tocado pela música, mais até do que pelo teatro, acho Khrystal uma das melhores vozes (compositora/cantora) falo isso não por encheção de saco é só ouvir coisa de preto e ver o show O Trem, para saberem do que eu estou falando! Ou as gravações do cd demo do Retrovisor "tudo está aqui" além do mais gosto de falar, de encher o peito e os olhos e poder tocar e sentir o seu abraço - de verdade por sinal,  ou simplesmente ficar quietinho entendendo que ali quem fala é ela, como foi o caso do Recife!

Eu não nego sou apaixonado por Khrystal sua força, sua iansã, sua energia, voz que acompanho desde "seis, ou meia dúzia", "retrovisor um", "pra que serve a música", "coisa de preto", "especial cartola", "show com canteiro do samba", "com roberto taufic", "do jeito que a vida quer".

A primeira vez que a vi foi em 2006, em frente a assembléia legislativa, antes de um show da Elba Ramalho, com seu rasta, de pandeiro na mão de jeans e camisa branca: eis o encantamento, meus olhos brilharam, fiquei com medo e com desejo de ouvir Khrystal em casa, mostrar aos amigos, dizer que ela é de perto, está aqui! Foi a mesma sensação de ter visto Maria Bethânia pela primeira vez, uma felicidade. Quero que todo mundo conheça Khrystal!

E de lá pra cá foram tantas "coisa de preto" vi muitas, quase todas as muitas vezes que foi apresentado, e quem achava que a neguinha estava só para o coco, ou para uma faceta, se deparou com o "especial de cartola" e ela cantando basta de clamares inocência, cantando o carnaval ou cantando samba com o seu canteiro do samba em praça pública é samba que eles querem? Ela tem!!! E foram shows na cidade da criança, em nalva, na casa da ribeira. Com cachos longos, com estilo joãozinho, como ela só!

Quando pude estar perto de Khrystal pela primeira vez era como se tudo parasse, era como atravessar uma larga avenida, era como se fosse ela mesma! Era ela, de camisa cor de rosa, saia escura e com aqueles cachos. Parei, gelei, não falei nada. Eu ia passar despercebido. Ela me abraçou, me encheu de alguma força que só ela tem!

Tudo isso acontecendo e eu acompanhando a carreira, as novas composições, como eu vibro a cada composição de Khrystal! Como eu desejo ouvi-la e vê-la sempre, ecoando, interpretando. Em novembro de 2011 surge O Trem que é dele que eu falo agora, o que me dá alegria, me enche mais e mais de emoção, acredito que desde a estreia vi quase todas as apresentações da temporada, e nunca vi nada igual. Sempre uma interprete cheia de vida, mostrando pra que veio, mostrando o lado vermelho, nunca vou esquecer de "zona norte, zona sul", "pulando de arranha céu", "rock do segurança". Nunca vou apagar a imagem que é Khrystal pra mim. Que sonoridade tem esse espetáculo, que palavras fortes, que gestos, que vida! Ela e sua equipe merecem tudo de bom e de melhor, criaturas belas, cheias de música e de alegria! Salve!

Quando vi a sensibilidade estando mais perto, quando a vi na platéia sendo eu que estava no palco, quase me cagava! Olha o respeito menino! Mas ela é gente e é de verdade! Ela é ela, e existem coisas que dispensam apresentações!

Só tenho a agradecer e lançar ao mar os meus melhores pedidos que conserve, guarde e alimente sempre essa figura tão bela que é. Feliz em puder partilhar desse belo momento da música, puder guardar na memória e no arquivo de imagens!

Vida longa Khrystal, vida boa! Deus te proteja.
Te amo!

E pode achar clichê e puxação de saco, é bom dizer a quem é querido, que é querido!

Um beijo bem grande, Thi.

Comentários

CurAtivos